Regras de Etiqueta para Reuniões

A primeira imagem nem sempre é a que fica, mas é inegável que um primeiro momento ruim pode prejudicar a imagem da marca. Confira algumas orientações sobre atitudes que podem trazer uma boa impressão:
1. Cartões de visita servem como lembrete;
2. Com que roupa eu vou;
3. Celular só em caso de emergência;
4. Seja pontual;
5. Prepare-se;
6. Não tente ser mais esperto que a maioria;
7. Saiba ouvir;
8. Tempo é dinheiro;
9. Apresente-se.


Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-regras-para-evitar-gafes-em-reunioes-de-negocios.

Arranjos de Mesas

Há diversas formas para dispor louças, cristais e talheres em uma mesa. Dependendo da maneira, tem-se  disposição à americana, à brasileira, à francesa, à russa e à inglesa. Diariamente essas formas são bastante simplificadas, ficando a critério de cada um. Os esquemas a seguir facilitam a compreensão:

1. PRATO
2. GUARDANAPO
3. GARFO
4. GARFO PARA PEIXE
5. COLHER PARA SOPA
6. FACA PARA PEIXE
7. FACA
8. COPO PARA VINHO BRANCO
9. COPO PARA VINHO TINTO
10. COPO PARA ÁGUA
11. COPO PARA CHAMPANHE
12. PRATO PARA PÃO
13. FACA PARA MANTEIGA
14. FACA PARA SOBREMESA
15. COLHER PARA SOBREMESA
16. GARFO PARA SOBREMESA
17. GARFO PARA OSTRA OU MELÃO



ARRANJO À BRASILEIRA


ARRANJO À FRANCESA

ARRANJO À AMERICANA

ARRANJO À INGLESA

ARRANJO À RUSSA

ARRANJO SIMPLIFICADO

REFERÊNCIA

CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de Eventos. São Paulo: Summus, 1997.

O Segredo do Secretariado by Frank Oliveira

Pessoal, encontrei esse texto lindo no blog do Frank Oliveira (http://cronicasdofrank.blogspot.com.br/). Adorei o texto e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Espero que gostem!



São elas, e também eles; atuantes, mas sempre nos bastidores; longe dos holofotes, sempre em segredo; secretariando, sempre presentes, nunca lembrados: Viva o nosso Secretariado!

Profissionais tão importantes para o mercado de trabalho, ouro raro das empresas. Multifacetados, atravessam obstáculos, sempre estão além das fronteiras, antes que você peça, já está na mesa. É claro: não há mais habilidoso atleta no mundo profissional que elas, que eles; aqueles, aquelas que assessoram, alicerçam, buscam e reiteram o que falta para que o acordo seja assinado, o negócio feito, a reunião organizada, o objetivo alcançado e mesmo quando tudo é feito, ninguém percebe quem estava conduzindo o fluxo daquele trabalho inteiro. Eu sei que eles trabalham em segredo, mas preciso dizer, escrever a respeito: Viva o Secretariado!

Secretárias! Secretários! Assistentes? Não! Mais do que isso, impressionantes, atuantes, e sigilosos em suas tarefas. Eles são ocultos, anjos de oito braços e olhos nas costas, leitores das mentes dos seus diretores e gerentes, braço direito e esquerdo da presidência. Espalhem esse segredo: Viva o Secretariado!

Contam as lendas, que o primeiro secretário foi um escriba, de papiro na mão, no antigo Egito, ou na sábia Grécia; dominando a escrita, classificando os arquivos, redigindo as ordens, ou seja, num mundo sem letrados, ele era o único profissional capaz de receber por escrito alguma notícia e repassá-la adiante. Nas mil e uma voltas da história, a tarefa de secretariar foi tomando diversas formas, mas reapareceu a partir dos anos 50, já com a mulher inserida efetivamente no mercado do trabalho das multinacionais. Hoje, não dá para imaginar um executivo sem elas, sem eles, são tantos, são aqueles, que quando chegamos no escritório, já chegaram, e quando partimos, ainda estão lá. Viva o Secretariado!

Ser Secretária, Ser Secretário; bicho estranho, profissional com vocação para servir, colaborar, sentir o que está ocorrendo antes mesmo que algo aconteça. Sexto sentido, toda secretária é bruxa, todo secretário é mago; só pode, só assim para explicar, como eles desempenham tão bem esse papel de agente de mudança, facilitando o trabalho de todos, optando sempre pelo bem estar do outro. Talvez, eles não sejam santos, mas que chegam perto, claro que chegam, e por isso, gritemos todos, antes que a gente esqueça: Viva o Secretariado! Viva! Viva!


Simpósio de Secretariado

O Simpósio Pernambucano de Secretariado acontece dias 26 e 27 de setembro de 2014, no auditório da Chesf, em Pernambuco. O evento é promovido pelo SINSEPE, pelos docentes e alunos de Secretariado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inscrições abertas!




A palavra certa na hora certa


Prepare-se para o CONASEC 2014

Informações sobre o evento: http://www.conasec.com.br/.

Sugestão de Filme: O Diabo Veste Prada

Os dados abaixo foram extraídos do site: www.adorocinema.com.

O filme fala da história de uma jovem que consegue um emprego na revista de moda mais conceituada de Nova York, onde precisa lidar com uma exigente executiva. Com Meryl Streep, Anne Hathaway, Stanley Tucci e Gisele Bundchen. Recebeu 2 indicações ao Oscar.  

Ficha Técnica 
Título Original: The Devil Wears Prada  
Gênero: Comédia 
Tempo de Duração:  109 minutos   
Ano de Lançamento (EUA): 2006 
Site Oficial: www.devilwearspradamovie
Estúdio: 20th Century Fox / Peninsula F
Distribuição: 20th Century Fox Film Corp
Direção: David Frankel 

Elenco 
Meryl Streep (Miranda Priestly) 
Anne Hathaway (Andrea "Andy" Sachs) 
Emily Blunt  (Emily) 
Stanley Tucci  (Nigel) 
Adrian Grenier (Nate) 
Tracie Thoms (Lilly) 
Rich Sommer (Doug) 
Simon Baker (Christian Thompson) 
Daniel Sunjata (James Holt) 
Jimena Hoyos (Lucia) 
Rebecca Mader (Jocelyn) 
Tibor Feldman (Irv Ravitz) 
Stephanie Szostak (Jacquelline Follet) 
David Marshall Grant (Richard Barnes) 
James Naughton (Stephen) 
Gisele Bundchen (Serena) 
Heidi Klum (Heidi Klum) 
Valentino Garavani (Valentino Garavani) 

Sinopse 
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.