III ENARQUIFES: O evento

III ENARQUIFES: O evento: O Encontro Nacional de Arquivistas das IFES – ENARQUIFES é um evento técnico - científico, que ocorre desde o ano de 2009. O I Encontro fo...

Código de Ética do Profissional de Secretariado

Publicado no Diário Oficial da União de 7 de julho de 1989.

Capítulo I 


Dos Princípios Fundamentais

Art.1º. - Considera-se Secretário ou Secretária, com direito ao exercício da profissão, a pessoa legalmente credenciada nos termos da lei em vigor.

Art.2º. - O presente Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de procedimentos dos Profissionais quando no exercício de sua profissão, regulando-lhes as relações com a própria categoria, com os poderes públicos e com a sociedade.
Art.3º. - Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres, contribuindo, através do exemplo de seus atos, para elevar a categoria, obedecendo aos preceitos morais e legais.


Capítulo II


Dos Direitos

Art.4º. - Constituem-se direitos dos Secretários e Secretárias: a) garantir e defender as atribuições estabelecidas na Lei de Regulamentação; b) participar de entidades representativas da categoria; c) participar de atividades públicas ou não, que visem defender os direitos da categoria; d) defender a integridade moral e social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de alusão desmoralizadora; e) receber remuneração equiparada à dos profissionais de seu nível de escolaridade; f) ter acesso a cursos de treinamento e a outros Eventos/Cursos cuja finalidade seja o aprimoramento profissional; g) jornada de trabalho compatível com a legislação trabalhista em vigor.

Capítulo III


Dos Deveres Fundamentais

Art.5º. - Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários: a) considerar a profissão como um fim para a realização profissional; b) direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética; c) respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando aperfeiçoamento; d) operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público; e) ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades; f) procurar informar-se de todos os assuntos a respeito de sua profissão e dos avanços tecnológicos, que poderão facilitar o desempenho de suas atividades; g) lutar pelo progresso da profissão; h) combater o exercício ilegal da profissão; i) colaborar com as instituições que ministram cursos específicos, oferecendo-lhes subsídios e orientações.

Capítulo IV


Do Sigilo Profissional

Art.6º. - A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.

Art.7º. - É vedado ao Profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.


Capítulo V


Das Relações entre Profissionais Secretários

Art.8º. - Compete às Secretárias e Secretários: a) manter entre si a solidariedade e o intercâmbio, como forma de fortalecimento da categoria; b) estabelecer e manter um clima profissional cortês, no ambiente de trabalho, não alimentando discórdia e desentendimento profissionais; c) respeitar a capacidade e as limitações individuais, sem preconceito de cor, religião, cunho político ou posição social; d) estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.

Art.9º. - É vedado aos profissionais: a) usar de amizades, posição e influências obtidas no exercício de sua função, para conseguir qualquer tipo de favoritismo pessoal ou facilidades, em detrimento de outros profissionais; b) prejudicar deliberadamente a reputação profissional de outro secretário; c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro, contravenção penal ou infração a este Código de Ética.


Capítulo VI


Das Relações com a Empresa

Art.10º. - Compete ao Profissional, no pleno exercício de suas atividades: a) identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas; b) agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação; c) atuar como figura-chave no fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e contínua os sistemas de comunicação.

Art.11º. - É vedado aos Profissionais: a) utilizar-se da proximidade com o superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais; b) prejudicar deliberadamente outros profissionais, no ambiente de trabalho.


Capítulo VII


Das Relações com as Entidades da Categoria

Art.12º. - A Secretária e o Secretário devem participar ativamente de suas entidades representativas, colaborando e apoiando os movimentos que tenham por finalidade defender os direitos profissionais.

Art.13º. - Acatar as resoluções aprovadas pelas entidades de classe.
Art.14º. - Quando no desempenho de qualquer cargo diretivo, em entidades da categoria, não se utilizar dessa posição em proveito próprio.
Art.15º. - Participar dos movimentos sociais e/ou estudos que se relacionem com o seu campo de atividade profissional.
Art.16º. - As Secretárias e Secretários deverão cumprir suas obrigações, tais como mensalidades e taxas, legalmente estabelecidas, junto às entidades de classes a que pertencem.


Capítulo VIII


Da Obediência, Aplicação e Vigência do Código de Ética

Art.17º. - Cumprir e fazer cumprir este Código é dever de todo Secretário.

Art.18º. - Cabe aos Secretários docentes informar, esclarecer e orientar os estudantes, quanto aos princípios e normas contidas neste Código.
Art.19º. - As infrações deste Código de Ética Profissional acarretarão penalidades, desde a advertência à cassação do Registro Profissional na forma dos dispositivos legais e/ou regimentais, através da Federação Nacional das Secretárias e Secretários.
Art.20º. - Constituem infrações: a) transgredir preceitos deste Código; b) exercer a profissão sem que esteja devidamente habilitado nos termos da legislação específica; c) utilizar o nome da Categoria Profissional das Secretárias e/ou Secretários para quaisquer fins, sem o endosso dos Sindicatos de Classe, em nível Estadual e da Federação Nacional nas localidades inorganizadas em Sindicatos e/ou em nível Nacional.


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Ser Secretária

Por Mirian Nasser Gomes

Como você definiria uma secretária? O que é ser secretária para você? Se você tivesse de contratar uma secretária para você ou para sua empresa como ela seria? Seria parecida ou totalmente diferente de você? Por quê?

Não dê aquelas definições aprendidas em cursos, palestras ou aqueles “chavões” repetidos pelos professores. Dê somente a sua definição, que, com certeza, será única.

Aos seus olhos, como sua empresa vê a profissional de Secretariado? Ela contribui para seu crescimento profissional e tem planos de carreira para você ou só investe em cargos estratégicos e naqueles que trazem lucro para a empresa?

A partir dessa análise, você poderá perceber qual é verdadeiramente seu papel na empresa e se esse modelo lhe traz satisfação e realização.

Toda empresa tem um perfil desenhado para cada funcionário quando quer contratá-lo. Mas, já notaram que, quando se trata de secretárias e profissões afins, a exigência é infinitamente maior e o perfil muda consideravelmente de uma empresa para outra? Muitas vezes, até dentro da própria empresa, nos deparamos com secretárias exercendo atividades totalmente distintas quando analisamos com quem e para qual departamento trabalham.

Não devemos nos esquecer de que, muitas vezes, não é a experiência técnica, e sim as competências pessoais que determinam a contratação ou até mesmo a demissão de muitas secretárias.

Será mesmo que existe uma secretária tão completa assim? Algumas são excelentes no aspecto pessoal, mas deixam muito a desejar no profissional e vice-versa.

Como será que você adquiriu o “famoso” equilíbrio emocional frente às dificuldades e pressões? Conseguiu graças à prática da ioga, com os florais de Bach, horas de terapia, orações e mantras, calmantes ou com a leitura dos livros do Dalai Lama?

Afinal, somos frágeis como qualquer outra pessoa e também temos “dias difíceis” de vez em quando. Somos todos humanos, temos defeitos e sabemos disso.

Como tantos outros profissionais, temos pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados a cada dia. Detalhe: a cada dia! Difícil, não é mesmo?

Já trabalhei em inúmeras empresas de diferentes ramos de atuação e, em cada uma delas, convivi com secretárias de vários perfis, algumas, inclusive, realizavam ainda aquelas tarefas tradicionais que são tão criticadas por secretárias mais dinâmicas e modernas. Mas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda existem empresas que não querem secretárias que executem funções além das já tradicionalmente conhecidas porque acham que elas ficarão desmotivadas com a rotina ou tentarão novas oportunidades dentro ou fora de seu local de trabalho.

Em tais empresas, um currículo que registre apenas um curso de Secretariado ou uma faculdade de Secretariado Executivo, feito há anos, já basta! Nesses locais é inútil perder tempo e dinheiro estudando e se desenvolvendo com cursos que não sejam voltados exclusivamente à área secretarial. Só vale a pena se você estiver pensando em mudar de emprego, de profissão ou se for por uma realização íntima de sua parte.

Eu mesma já fui eliminada de alguns processos nas consultorias e nas empresas quando dizia que minhas atribuições iam além das tradicionalmente conhecidas. Com isso, os selecionadores me descartavam dizendo que não estava no perfil que procuravam e que não me sentiria feliz no cargo proposto.

Por isso, fique bem atenta às oportunidades! Na entrevista, nunca deixe de perguntar se há um plano de cargos e salários e perspectiva de crescimento para os funcionários da empresa, em especial às secretárias. Com essa resposta, você saberá definir se esta empresa é a que procura.

Existem secretárias que, definitivamente, não querem sacrificar a família por um salário um pouco melhor ou mesmo não querem realizar funções além das já conhecidas por ela, talvez por acomodação, insegurança ou desinteresse mesmo. O fato é que isso ocorre e é um direito de qualquer profissional fazer sua escolha.

Você, que é secretária, já notou que, dependendo da pessoa, quando você comenta que é secretária, esse alguém expressa um certo desinteresse e apatia? Por outro lado, se você mudar a nomenclatura e disser que trabalha como assistente, assessora ou algo do tipo, a fisionomia muda e o comentário dessa mesma pessoa torna-se totalmente diferente e mais motivador? Algumas, até evitam dizer que são secretárias para evitar certos constrangimentos desnecessários.

Com certeza, para quem já passou por essa experiência sabe o que quero dizer!

Embora muitos ainda não tenham notado, a secretária conhece todos os colaboradores da empresa, suas funções e sabem até dizer quem é ou não competente para o trabalho que executam. Existem chefes que sempre consultam suas secretárias na hora de contratar, demitir e, principalmente na hora de promover alguém.

Como a secretária conhece quase todo mundo na empresa e é tida como imparcial, é comum seu superior perguntar-lhe sobre o comportamento e desempenho de algum colaborador. Muitas vezes, ela está mais apta a acertar em seu comentário que o próprio RH. Talvez, por estar tão próxima a esses profissionais, ela desenvolve olho clínico para isso. Que me desculpem os profissionais de RH.

Não é raro encontrarmos bajuladores, interesseiros e falsos amigos rondando as secretárias com o intuito de tirar proveito de alguma situação, descobrir algo sigiloso ou mesmo tentar se aproximar do principal executivo da empresa.

Convivi com uma secretária que, após observar o comportamento e o desempenho de algum funcionário, sabia dizer se o mesmo teria sucesso na empresa ou não. Sinceramente não sei se ela tinha algum dom sobrenatural, mas o incrível é que sempre acertava. Eu costumava brincar dizendo que ela deveria mudar de profissão, tornar-se psicóloga, trabalhar em RH ou, em último caso, fazer cursos esotéricos porque sua sensibilidade e perspicácia eram fora do comum. Ela era muito observadora e isso a ajudava a acertar em seus comentários.

Outro fato interessante foi que, uma vez, uma gerente veio me cumprimentar pelo dia da Secretária e eu lhe disse que não ligava para essas coisas; que não deveria existir um dia só para a profissional de Secretariado, mas que, logicamente, gostava de ser lembrada pela data, elogiada e receber presentes. Então ela me disse que eu deveria sim valorizar e comemorar a data porque só mesmo uma secretária para ter tanta paciência com os chefes e que, por isso, ela nutria, por todas, uma grande admiração.

Depois desse comentário, percebi que ela tinha razão. Será que existe algum outro funcionário com tanta disponibilidade, dedicação, eficiência e atenção para qualquer serviço e eventualidade, além da secretária?

Foi então que me lembrei de um dia ter recebido e lido a oração da Secretária. Será que precisamos mesmo de oração? Existe oração para qualquer outro profissional?

Cada secretária sabe definir bem o que é ser secretária. Portanto, não importa se você é ou está secretária. O essencial é que seja, antes de mais nada, você mesma e se respeite acima de tudo.

Sinta orgulho de sua profissão e procure se desenvolver cada vez mais, seja como profissional e como pessoa. Faça cursos ligados à área, participe de palestras e, principalmente, converse com outras colegas para conhecer as vantagens e desvantagens que esta profissão lhe reserva.

Algumas empresas enxergam na secretária uma profissional essencial para o bom andamento da empresa. É valorizada e respeitada como qualquer outro funcionário dedicado. Outras, porém, vêem a secretária como um ser sem raciocínio lógico, sem voz ativa e personalidade. E, por fim, existem aquelas que são verdadeiramente reconhecidas pela chefia ou departamento em que trabalham.

Além disso, existe um fato engraçado de que, às vezes, entre secretárias, algumas se sentem verdadeiros "ETs" por não conseguirem se enturmar ou discutir assuntos do agrado e do interesse geral.
Dêem uma oportunidade a elas e verão do que são capazes!

Afinal, como em outras profissões, também nessa atividade, não há lugar para amadores!

Como melhorar sua imagem no trabalho

Falar de imagem vai muito além da aparência física. A maneira como você se comporta no ambiente de trabalho determina como seus colegas e seu chefe enxergam você

Quando falamos de imagem a tendência é interpretá-la sempre como aparência física. No entanto, essa não é a única imagem à qual devemos nos dedicar. Tomar conta da imagem profissional é muito importante e pode garantir uma série de avanços na sua carreira. Mas como transformar essa imagem em algo de valor para o mercado de trabalho?

Para começar, a imagem pessoal é muito importante. Isso não significa modificar todo o seu corpo e andar com as roupas mais caras, mas é importante manter um nível de asseio. Esteja sempre bem vestido, com os cabelos e as roupas bem alinhados e sapatos limpos. Uma aparência limpa e saudável pode ter uma grande influência na maneira como as pessoas veem você.

Outro ponto pouco valorizado, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira é o sorriso. Seja uma pessoa otimista e positiva, isso te predispõe a resolver conflitos com mais facilidade e faz com que as pessoas te vejam de maneira mais amistosa. Procure deixar de lado os problemas pessoais ao entrar no trabalho.

Uma boa imagem profissional também depende da pontualidade. Organize a sua rotina de maneira que você sempre chegue pelo menos cinco minutos adiantado aos seus compromissos. Essa não é simplesmente uma maneira de mostrar que você respeita o tempo das outras pessoas, mas também faz com que as outras pessoas sintam que devem fazer o mesmo, o que valoriza o seu próprio tempo.

Sempre seja respeitoso e não se deixe levar pelos comentários e fofocas que ocorrem no ambiente de trabalho. Lembre-se de que quem fala alguma coisa sobre um colega de trabalho para você também pode falar a seu respeito para as outras pessoas. A melhor maneira de prevenir esse tipo de comportamento é cortá-lo desde o início, procurando nunca fazer parte das “rodinhas de fofoca”.

Para criar uma boa imagem profissional você depende apenas da sua atitude. Encare seu trabalho de forma positiva para que você se sinta bem consigo mesmo e com as suas realizações profissionais. Dessa forma as pessoas respeitarão seus métodos de trabalho.

Fonte: http://noticias.universia.com.br

5 maneiras de causar uma ótima impressão

Autor do livro O Fator Gente Boa, Tim Sanders, dá algumas dicas para que você conquiste as pessoas em seu trabalho e outros círculos sociais com uma ótima impressão


Quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, tanto você quanto ela irão formar a primeira impressão. Essa imagem diz se o indivíduo é simpático, relacionável, entre outras características. Em entrevistas de emprego, o primeiro encontra determina se haverão outros mais, e isso depende em grande parte da impressão que o candidato causa nos entrevistadores.


Preocupado com esse tipo de situações, o autor norte-americano de livros bestsellers Tim Sanders elaborou cinco dicas simples que podem ajudar as pessoas a causar uma ótima impressão. Confira:

1. Lembre-se dos detalhes

Se você já encontrou essa pessoa antes, é importante lembrar-se dos detalhes do primeiro encontro. As pessoas não gostam de repetir informações que já forneceram antes. Se o encontro for uma segunda entrevista de emprego, você deve estar muito atento para aquilo que os outros falam, pois se esquecer pode transparecer a imagem de alguém que não tem foco ou não se importa com o que os outros falam.

2. Procure não ser redundante

"Todas as pessoas possuem as melhores histórias, piadas ou observações", explica Sanders. Em muitas situações, esse arsenal de entretenimento produz um excelente primeiro encontro. Mas se você conta as mesmas coisas várias vezes, as pessoas irão se entediar. Antes do segundo encontro, relembre os detalhes do primeiro. O autor aconselha que você traga algo novo para a segunda vez que se encontrar com os outros, com atenção até mesmo para evitar repetir a roupa.

3. Se prepare muito

Assim como se preparou para a primeira entrevista ou reunião, empregue o mesmo esforço para o segundo encontro. As condições, pessoas e contexto envolvidos podem mudar, fazendo com que você também se prepare de maneira diferenciada. "Antes da segunda reunião, procure identificar essas mudanças e deixe que o diálogo da primeira abra o caminho para encontrar detalhes mais profundos para se preparar para a segunda", diz o autor.

4. Seja grato pela segunda chance

Mesmo que o primeiro encontro tenha sido bem-sucedido, seja grato pela chance de aumentar ainda mais suas oportunidades de sucesso com essas pessoas. Sanders acrescenta, "é um mercado difícil e você deveria dar crédito extra para as pessoas que te oferecem uma repetição".

5. Leve para o próximo nível

"Não pense nesse encontro apenas como mais uma reunião. A vida é curta, então você deve fazer o seu melhor para transformar essa transação em um relacionamento poderoso." Sanders finaliza com uma promessa, "se você acrescentar esse pensamento ao seu arsenal de sabedoria, terá uma verdadeira vantagem sobre aqueles que só estão interessados em causar uma boa primeira impressão".

Entrevista de emprego