III ENARQUIFES: O evento
quarta-feira, 31 de julho de 2013 -
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Hiper Secretárias
III ENARQUIFES: O evento: O Encontro Nacional de Arquivistas das IFES – ENARQUIFES é um evento técnico - científico, que ocorre desde o ano de 2009. O I Encontro fo...
Código de Ética do Profissional de Secretariado
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Hiper Secretárias
Publicado
no Diário Oficial da União de 7 de julho de 1989.
Capítulo I
Dos Princípios
Fundamentais
Art.1º. -
Considera-se Secretário ou Secretária, com direito ao exercício da profissão, a
pessoa legalmente credenciada nos termos da lei em vigor.
Art.2º. - O presente Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas
de procedimentos dos Profissionais quando no exercício de sua profissão,
regulando-lhes as relações com a própria categoria, com os poderes públicos e
com a sociedade.
Art.3º. - Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua
profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres, contribuindo,
através do exemplo de seus atos, para elevar a categoria, obedecendo aos
preceitos morais e legais.
Capítulo
II
Dos Direitos
Art.4º. -
Constituem-se direitos dos Secretários e Secretárias: a) garantir e defender as
atribuições estabelecidas na Lei de Regulamentação; b) participar de entidades
representativas da categoria; c) participar de atividades públicas ou não, que
visem defender os direitos da categoria; d) defender a integridade moral e
social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de
alusão desmoralizadora; e) receber remuneração equiparada à dos profissionais
de seu nível de escolaridade; f) ter acesso a cursos de treinamento e a outros
Eventos/Cursos cuja finalidade seja o aprimoramento profissional; g) jornada de
trabalho compatível com a legislação trabalhista em vigor.
Capítulo
III
Dos Deveres Fundamentais
Art.5º. -
Constituem-se deveres fundamentais das Secretárias e Secretários: a) considerar
a profissão como um fim para a realização profissional; b) direcionar seu
comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética; c)
respeitar sua profissão e exercer suas atividades, sempre procurando
aperfeiçoamento; d) operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de
comunicação com o público; e) ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de
decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades; f) procurar informar-se
de todos os assuntos a respeito de sua profissão e dos avanços tecnológicos,
que poderão facilitar o desempenho de suas atividades; g) lutar pelo progresso
da profissão; h) combater o exercício ilegal da profissão; i) colaborar com as
instituições que ministram cursos específicos, oferecendo-lhes subsídios e
orientações.
Capítulo
IV
Do Sigilo Profissional
Art.6º. -
A Secretária e o Secretário, no exercício de sua profissão, deve guardar
absoluto sigilo sobre assuntos e documentos que lhe são confiados.
Art.7º. - É vedado ao Profissional assinar documentos que possam resultar no
comprometimento da dignidade profissional da categoria.
Capítulo V
Das Relações entre
Profissionais Secretários
Art.8º. -
Compete às Secretárias e Secretários: a) manter entre si a solidariedade e o
intercâmbio, como forma de fortalecimento da categoria; b) estabelecer e manter
um clima profissional cortês, no ambiente de trabalho, não alimentando
discórdia e desentendimento profissionais; c) respeitar a capacidade e as limitações
individuais, sem preconceito de cor, religião, cunho político ou posição
social; d) estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e
competência.
Art.9º. - É vedado aos profissionais: a) usar de amizades, posição e
influências obtidas no exercício de sua função, para conseguir qualquer tipo de
favoritismo pessoal ou facilidades, em detrimento de outros profissionais; b)
prejudicar deliberadamente a reputação profissional de outro secretário; c)
ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro,
contravenção penal ou infração a este Código de Ética.
Capítulo
VI
Das Relações com a
Empresa
Art.10º. -
Compete ao Profissional, no pleno exercício de suas atividades: a)
identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e
colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas; b) agir
como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação; c)
atuar como figura-chave no fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma
dinâmica e contínua os sistemas de comunicação.
Art.11º. - É vedado aos Profissionais: a) utilizar-se da proximidade com o
superior imediato para obter favores pessoais ou estabelecer uma rotina de
trabalho diferenciada em relação aos demais; b) prejudicar deliberadamente
outros profissionais, no ambiente de trabalho.
Capítulo
VII
Das Relações com as
Entidades da Categoria
Art.12º. -
A Secretária e o Secretário devem participar ativamente de suas entidades
representativas, colaborando e apoiando os movimentos que tenham por finalidade
defender os direitos profissionais.
Art.13º. - Acatar as resoluções aprovadas pelas entidades de classe.
Art.14º. - Quando no desempenho de qualquer cargo diretivo, em entidades da
categoria, não se utilizar dessa posição em proveito próprio.
Art.15º. - Participar dos movimentos sociais e/ou estudos que se relacionem com
o seu campo de atividade profissional.
Art.16º. - As Secretárias e Secretários deverão cumprir suas obrigações, tais
como mensalidades e taxas, legalmente estabelecidas, junto às entidades de
classes a que pertencem.
Capítulo
VIII
Da Obediência, Aplicação
e Vigência do Código de Ética
Art.17º. -
Cumprir e fazer cumprir este Código é dever de todo Secretário.
Art.18º. - Cabe aos Secretários docentes informar, esclarecer e orientar os
estudantes, quanto aos princípios e normas contidas neste Código.
Art.19º. - As infrações deste Código de Ética Profissional acarretarão
penalidades, desde a advertência à cassação do Registro Profissional na forma
dos dispositivos legais e/ou regimentais, através da Federação Nacional das
Secretárias e Secretários.
Art.20º. - Constituem infrações: a) transgredir preceitos deste Código; b)
exercer a profissão sem que esteja devidamente habilitado nos termos da
legislação específica; c) utilizar o nome da Categoria Profissional das
Secretárias e/ou Secretários para quaisquer fins, sem o endosso dos Sindicatos
de Classe, em nível Estadual e da Federação Nacional nas localidades
inorganizadas em Sindicatos e/ou em nível Nacional.
Desafio: Maquiagem em 5 Minutos por Camila Coelho
terça-feira, 30 de julho de 2013 -
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Hiper Secretárias
Ser Secretária
-
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Hiper Secretárias
Por Mirian Nasser Gomes
Como
você definiria uma secretária? O que é ser secretária para você? Se
você tivesse de contratar uma secretária para você ou para sua empresa como ela
seria? Seria parecida ou totalmente diferente de você? Por quê?
Não
dê aquelas definições aprendidas em cursos, palestras ou aqueles
“chavões” repetidos pelos professores. Dê somente a sua definição, que,
com certeza, será única.
Aos
seus olhos, como sua empresa vê a profissional de Secretariado? Ela contribui
para seu crescimento profissional e tem planos de carreira para você ou só
investe em cargos estratégicos e naqueles que trazem lucro para a empresa?
A
partir dessa análise, você poderá perceber qual é verdadeiramente seu papel na
empresa e se esse modelo lhe traz satisfação e realização.
Toda
empresa tem um perfil desenhado para cada funcionário quando quer contratá-lo.
Mas, já notaram que, quando se trata de secretárias e profissões afins, a
exigência é infinitamente maior e o perfil muda consideravelmente de uma
empresa para outra? Muitas vezes, até dentro da própria empresa, nos deparamos
com secretárias exercendo atividades totalmente distintas quando analisamos com
quem e para qual departamento trabalham.
Não
devemos nos esquecer de que, muitas vezes, não é a experiência técnica, e sim
as competências pessoais que determinam a contratação ou até mesmo a demissão
de muitas secretárias.
Será
mesmo que existe uma secretária tão completa assim? Algumas são excelentes no
aspecto pessoal, mas deixam muito a desejar no profissional e vice-versa.
Como
será que você adquiriu o “famoso” equilíbrio emocional frente às dificuldades e
pressões? Conseguiu graças à prática da ioga, com os florais de
Bach, horas de terapia, orações e mantras, calmantes ou com a leitura dos
livros do Dalai Lama?
Afinal,
somos frágeis como qualquer outra pessoa e também temos “dias difíceis” de
vez em quando. Somos todos humanos, temos defeitos e sabemos disso.
Como
tantos outros profissionais, temos pontos fortes e fracos que precisam ser
trabalhados a cada dia. Detalhe: a cada dia! Difícil, não é mesmo?
Já
trabalhei em inúmeras empresas de diferentes ramos de atuação e, em cada uma
delas, convivi com secretárias de vários perfis, algumas, inclusive, realizavam
ainda aquelas tarefas tradicionais que são tão criticadas por secretárias mais
dinâmicas e modernas. Mas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda
existem empresas que não querem secretárias que executem funções além das já
tradicionalmente conhecidas porque acham que elas ficarão desmotivadas com a
rotina ou tentarão novas oportunidades dentro ou fora de seu local de trabalho.
Em
tais empresas, um currículo que registre apenas um curso de Secretariado ou uma
faculdade de Secretariado Executivo, feito há anos, já basta! Nesses locais é
inútil perder tempo e dinheiro estudando e se desenvolvendo com cursos que não
sejam voltados exclusivamente à área secretarial. Só vale a pena se você
estiver pensando em mudar de emprego, de profissão ou se for por uma realização
íntima de sua parte.
Eu
mesma já fui eliminada de alguns processos nas consultorias e nas empresas
quando dizia que minhas atribuições iam além das tradicionalmente conhecidas.
Com isso, os selecionadores me descartavam dizendo que não estava no perfil que
procuravam e que não me sentiria feliz no cargo proposto.
Por
isso, fique bem atenta às oportunidades! Na entrevista, nunca deixe de
perguntar se há um plano de cargos e salários e perspectiva de crescimento para
os funcionários da empresa, em especial às secretárias. Com essa resposta, você
saberá definir se esta empresa é a que procura.
Existem
secretárias que, definitivamente, não querem sacrificar a família por um
salário um pouco melhor ou mesmo não querem realizar funções além das já
conhecidas por ela, talvez por acomodação, insegurança ou desinteresse mesmo. O
fato é que isso ocorre e é um direito de qualquer profissional fazer sua
escolha.
Você,
que é secretária, já notou que, dependendo da pessoa, quando você comenta que é
secretária, esse alguém expressa um certo desinteresse e apatia? Por outro
lado, se você mudar a nomenclatura e disser que trabalha como assistente,
assessora ou algo do tipo, a fisionomia muda e o comentário dessa mesma pessoa
torna-se totalmente diferente e mais motivador? Algumas, até evitam dizer
que são secretárias para evitar certos constrangimentos desnecessários.
Com
certeza, para quem já passou por essa experiência sabe o que quero dizer!
Embora
muitos ainda não tenham notado, a secretária conhece todos os colaboradores da
empresa, suas funções e sabem até dizer quem é ou não competente para o trabalho
que executam. Existem chefes que sempre consultam suas secretárias na hora de
contratar, demitir e, principalmente na hora de promover alguém.
Como
a secretária conhece quase todo mundo na empresa e é tida como imparcial, é
comum seu superior perguntar-lhe sobre o comportamento e desempenho de algum
colaborador. Muitas vezes, ela está mais apta a acertar em seu comentário que o
próprio RH. Talvez, por estar tão próxima a esses profissionais, ela desenvolve
olho clínico para isso. Que me desculpem os profissionais de RH.
Não
é raro encontrarmos bajuladores, interesseiros e falsos amigos rondando as
secretárias com o intuito de tirar proveito de alguma situação, descobrir algo
sigiloso ou mesmo tentar se aproximar do principal executivo da empresa.
Convivi
com uma secretária que, após observar o comportamento e o desempenho de algum
funcionário, sabia dizer se o mesmo teria sucesso na empresa ou não.
Sinceramente não sei se ela tinha algum dom sobrenatural, mas o incrível é que
sempre acertava. Eu costumava brincar dizendo que ela deveria mudar de
profissão, tornar-se psicóloga, trabalhar em RH ou, em último caso, fazer
cursos esotéricos porque sua sensibilidade e perspicácia eram fora do comum.
Ela era muito observadora e isso a ajudava a acertar em seus comentários.
Outro
fato interessante foi que, uma vez, uma gerente veio me cumprimentar pelo dia
da Secretária e eu lhe disse que não ligava para essas coisas; que não deveria
existir um dia só para a profissional de Secretariado, mas que, logicamente,
gostava de ser lembrada pela data, elogiada e receber presentes. Então ela me
disse que eu deveria sim valorizar e comemorar a data porque só mesmo uma
secretária para ter tanta paciência com os chefes e que, por isso,
ela nutria, por todas, uma grande admiração.
Depois
desse comentário, percebi que ela tinha razão. Será que existe algum outro
funcionário com tanta disponibilidade, dedicação, eficiência e atenção para
qualquer serviço e eventualidade, além da secretária?
Foi
então que me lembrei de um dia ter recebido e lido a oração da Secretária. Será
que precisamos mesmo de oração? Existe oração para qualquer outro profissional?
Cada
secretária sabe definir bem o que é ser secretária. Portanto, não importa se
você é ou está secretária. O essencial é que seja, antes de mais nada, você
mesma e se respeite acima de tudo.
Sinta
orgulho de sua profissão e procure se desenvolver cada vez mais, seja como
profissional e como pessoa. Faça cursos ligados à área, participe de palestras
e, principalmente, converse com outras colegas para conhecer as vantagens e
desvantagens que esta profissão lhe reserva.
Algumas
empresas enxergam na secretária uma profissional essencial para o bom andamento
da empresa. É valorizada e respeitada como qualquer outro funcionário dedicado.
Outras, porém, vêem a secretária como um ser sem raciocínio lógico, sem voz
ativa e personalidade. E, por fim, existem aquelas que são verdadeiramente
reconhecidas pela chefia ou departamento em que trabalham.
Além
disso, existe um fato engraçado de que, às vezes, entre secretárias, algumas se
sentem verdadeiros "ETs" por não conseguirem se enturmar ou discutir
assuntos do agrado e do interesse geral.
Dêem
uma oportunidade a elas e verão do que são capazes!
Afinal,
como em outras profissões, também nessa atividade, não há lugar para amadores!
Como melhorar sua imagem no trabalho
segunda-feira, 29 de julho de 2013 -
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Hiper Secretárias
Falar de imagem vai muito além da aparência física. A maneira como você se comporta no ambiente de trabalho determina como seus colegas e seu chefe enxergam você
Quando falamos de imagem a tendência é interpretá-la sempre como aparência física. No entanto, essa não é a única imagem à qual devemos nos dedicar. Tomar conta da imagem profissional é muito importante e pode garantir uma série de avanços na sua carreira. Mas como transformar essa imagem em algo de valor para o mercado de trabalho?
Para começar, a imagem pessoal é muito importante. Isso não significa modificar todo o seu corpo e andar com as roupas mais caras, mas é importante manter um nível de asseio. Esteja sempre bem vestido, com os cabelos e as roupas bem alinhados e sapatos limpos. Uma aparência limpa e saudável pode ter uma grande influência na maneira como as pessoas veem você.
Outro ponto pouco valorizado, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira é o sorriso. Seja uma pessoa otimista e positiva, isso te predispõe a resolver conflitos com mais facilidade e faz com que as pessoas te vejam de maneira mais amistosa. Procure deixar de lado os problemas pessoais ao entrar no trabalho.
Uma boa imagem profissional também depende da pontualidade. Organize a sua rotina de maneira que você sempre chegue pelo menos cinco minutos adiantado aos seus compromissos. Essa não é simplesmente uma maneira de mostrar que você respeita o tempo das outras pessoas, mas também faz com que as outras pessoas sintam que devem fazer o mesmo, o que valoriza o seu próprio tempo.
Sempre seja respeitoso e não se deixe levar pelos comentários e fofocas que ocorrem no ambiente de trabalho. Lembre-se de que quem fala alguma coisa sobre um colega de trabalho para você também pode falar a seu respeito para as outras pessoas. A melhor maneira de prevenir esse tipo de comportamento é cortá-lo desde o início, procurando nunca fazer parte das “rodinhas de fofoca”.
Para criar uma boa imagem profissional você depende apenas da sua atitude. Encare seu trabalho de forma positiva para que você se sinta bem consigo mesmo e com as suas realizações profissionais. Dessa forma as pessoas respeitarão seus métodos de trabalho.
Fonte: http://noticias.universia.com.br
5 maneiras de causar uma ótima impressão
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Hiper Secretárias
Autor do livro O Fator Gente Boa, Tim Sanders, dá algumas dicas para que você conquiste as pessoas em seu trabalho e outros círculos sociais com uma ótima impressão
Quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, tanto você quanto ela irão formar a primeira impressão. Essa imagem diz se o indivíduo é simpático, relacionável, entre outras características. Em entrevistas de emprego, o primeiro encontra determina se haverão outros mais, e isso depende em grande parte da impressão que o candidato causa nos entrevistadores.
Preocupado com esse tipo de situações, o autor norte-americano de livros bestsellers Tim Sanders elaborou cinco dicas simples que podem ajudar as pessoas a causar uma ótima impressão. Confira:
1. Lembre-se dos detalhes
Se você já encontrou essa pessoa antes, é importante lembrar-se dos detalhes do primeiro encontro. As pessoas não gostam de repetir informações que já forneceram antes. Se o encontro for uma segunda entrevista de emprego, você deve estar muito atento para aquilo que os outros falam, pois se esquecer pode transparecer a imagem de alguém que não tem foco ou não se importa com o que os outros falam.
2. Procure não ser redundante
"Todas as pessoas possuem as melhores histórias, piadas ou observações", explica Sanders. Em muitas situações, esse arsenal de entretenimento produz um excelente primeiro encontro. Mas se você conta as mesmas coisas várias vezes, as pessoas irão se entediar. Antes do segundo encontro, relembre os detalhes do primeiro. O autor aconselha que você traga algo novo para a segunda vez que se encontrar com os outros, com atenção até mesmo para evitar repetir a roupa.
3. Se prepare muito
Assim como se preparou para a primeira entrevista ou reunião, empregue o mesmo esforço para o segundo encontro. As condições, pessoas e contexto envolvidos podem mudar, fazendo com que você também se prepare de maneira diferenciada. "Antes da segunda reunião, procure identificar essas mudanças e deixe que o diálogo da primeira abra o caminho para encontrar detalhes mais profundos para se preparar para a segunda", diz o autor.
4. Seja grato pela segunda chance
Mesmo que o primeiro encontro tenha sido bem-sucedido, seja grato pela chance de aumentar ainda mais suas oportunidades de sucesso com essas pessoas. Sanders acrescenta, "é um mercado difícil e você deveria dar crédito extra para as pessoas que te oferecem uma repetição".
5. Leve para o próximo nível
"Não pense nesse encontro apenas como mais uma reunião. A vida é curta, então você deve fazer o seu melhor para transformar essa transação em um relacionamento poderoso." Sanders finaliza com uma promessa, "se você acrescentar esse pensamento ao seu arsenal de sabedoria, terá uma verdadeira vantagem sobre aqueles que só estão interessados em causar uma boa primeira impressão".