Conforme Robert L. Katz, o sucesso do administrador depende do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações, ou seja, o sucesso depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. O resultado desse desempenho é o resultado das habilidades que o administrador possui e utiliza. Habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. De acordo com Katz, há três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.
●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).
As habilidades técnicas, humanas e conceituais estão intimamente ligadas aos níveis hierárquicas que envolvem as empresas. São elas:
O nível institucional é o mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização. Ele recebe também o nome de nível estratégico.
O nível intermediário é o que articula internamente o nível institucional com o nível operacional da organização. É o nível do meio do campo. Composto pelos gerentes. Recebe o nome de nível gerencial ou tático.
O nível operacional é o nível mais baixo de todos. É a base inferior da empresa. É o nível que administra a execução e a realização das tarefas e atividades cotidianas. Neste nível, o administrador deve possuir uma visão operacional orientada para as tarefas e atividades cotidianas.
Habilidades gerenciais e níveis hierárquicos segundo Henry Mintzberg
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